Embora integrada na linha SNS 24 a linha de prevenção do suicídio vai operar de forma totalmente autónoma, com identidade e número próprios, o 1411.
A nova linha para a prevenção do suicídio entra hoje em funcionamento, com o número próprio 1411, e pretende ser uma resposta para um comportamento que, em média, causa três mortes por dia em Portugal.
Nova linha de prevenção do suicídio (1411) arranca hoje em PortugalGetty Images
"Portugal tem em média - números que têm sido constantes, com uma ligeira descida - três suicídios por dia", adiantou à Lusa Ana Matos Pires, membro da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, que esteve envolvida na criação da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio.
Esta linha foi criada no início de 2024, através de uma lei aprovada no parlamento, com o objetivo de prevenir o suicídio e os comportamentos autolesivos, entrando agora em funcionamento, depois da regulamentação publicada na última semana.
Ana Matos Pires salientou que a garantia de qualidade da nova linha, que funcionará 24 horas por dia durante todo o ano, "é mandatória", tendo em conta que será assegurada por profissionais com formação em saúde mental e suicidologia, como psicólogos clínicos e da saúde e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiátrica.
Segundo referiu, foi elaborado um fluxograma que determina, caso seja necessário, o reencaminhamento de quem liga para o 1411, que pode ser para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes ou para o INEM, nas situações de risco iminente, mas também para um serviço de urgência ou uma consulta de cuidados primários.
"A linha não é uma consulta, nem uma linha de acompanhamento clínico", explicou a membro da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, adiantando que foi tida em conta a experiência da linha nacional francesa, criada em 2022.
Embora integrada na linha SNS 24 e em articulação com o respetivo serviço de aconselhamento psicológico, a linha de prevenção do suicídio vai operar, a partir de hoje, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, de forma totalmente autónoma, com identidade e número próprios, cabendo a sua coordenação aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Toda a informação pessoal e clínica fornecida pelos utentes será tratada com respeito pelo dever de confidencialidade, em conformidade com a legislação de proteção dos dados pessoais, indica a regulamentação.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A grande mudança de paradigma na política portuguesa, a favor de contas públicas equilibradas, não acabou com maus hábitos recentes, como vemos este ano.
Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.
Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.
As declarações do ministro das migrações, Thanos Plevris – “Se o seu pedido for rejeitado, tem duas opções: ir para a cadeia ou voltar para o seu país… Não é bem-vindo” – condensam o seu programa, em linha com o pensamento de Donald Trump e de André Ventura.