Sábado – Pense por si

Membro do CSM indicado por Marcelo votou contra sanção a Neto de Moura

Leonor Riso
Leonor Riso 14 de fevereiro de 2019 às 15:36

Cardoso da Costa, elemento do Conselho Superior da Magistratura, absteve-se na votação à pena de multa ao juiz da Relação do Porto, considerando que expressões por ele utilizadas não tinham relevância disciplinar. “Eco e clamor” na opinião pública foram “desproporcionados”, acrescentou Cardoso da Costa

O juiz Neto de Moura, que num acórdão minimizou um caso de violência doméstica pelo facto de a mulher agredida ter cometido adultério, foi por isso advertido pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM). Foi a sanção mais leve que lhe poderia ter sido aplicada e, para o vogal do CSM reconduzido no cargo por Marcelo Rebelo de Sousa, o caso deveria ter sido arquivado. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.