Sábado – Pense por si

Marcelo para Júlio Isidro: "Não beba, não fume e não se enerve. Você é património"

Júlio Isidro foi hospitalizado? O Presidente ligou-lhe a dar conselhos. Há um incêndio em Mação? Contactou o presidente da câmara local. O Chefe do Estado gosta de estar próximo – e fá-lo também pelo telemóvel.

Passara uma semana desde que fora submetido a um cateterismo cardíaco. Júlio Isidro estava na oficina de sua casa, entretido com o aeromodelismo, quando o toque do telemóvel o desconcentrou. Largou os pequenos aviões e atendeu a chamada de um número desconhecido. Do outro lado estava o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, preocupado com o seu estado de saúde: "Júlio, como é que está? Não abuse da alimentação, não beba, não fume e sobretudo não se enerve. Olhe que você é património nacional." Por segundos, ainda pensou que "era um imitador, alguém a brincar". Mas do outro lado da linha era mesmo o Chefe do Estado. "Fiquei encantado com a amabilidade do Presidente, que começou por me pedir desculpa por não me ter ligado mais cedo porque tinha estado na Alemanha. Nunca esquecerei", conta à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.