NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O Presidente da República citou a melhoria da situação sanitária para não renovar o atual estado de emergência. E deixou vários apelos à prudência. "Todos contamos", disse.
O Presidente da República confirmou hoje ao início da noite que não renovará o estado de emergência, citando a melhoria notória e continuada da situação na frente sanitária. Marcelo Rebelo de Sousa repetiu que esta melhoria não dispensa a "preocupação preventiva de todos" e avisou que "não hesitará em avançar para novo estado de emergência", caso os números da pandemia se voltem a agravar.
Marcelo Rebelo de SousaLUSA
"Foi um passo baseado na confiança", afirmou o Presidente sobre a sua decisão de não renovar o atual estado de emergência, quer termina a 30 de abril e é o 15º desde o início da pandemia. Na decisão "pesou a estabilização e até a descida do número médio de mortos", o número de internados e a redução da incidência da doença.
Marcelo – que ouviu hoje de manhã um diagnóstico positivo dos especialistas em saúde e um apelo dos partidos para não renovar o estado de emergência – apontou mais do que uma vez ao longo da sua curta intervenção para a necessidade de não baixar totalmente a guarda. "Não estamos, no entanto, numa época livre de covid, livre de vírus", afirmou. "Cada passo é baseado na confiança coletiva, temos de saber contar com cada um de nós", juntou.
Entre os especialistas ouvidos hoje de manhã pelos partidos e pelo Presidente houve quem dissesse que há uma possibilidade de em setembro já não haver casos de covid-19 em Portugal. Marcelo pareceu calibrar a mensagem para evitar o que, na sua perspectiva, será o risco de excesso de optimismo.
O boletim de hoje da Direção-Geral de Saúde deu conta de mais cinco mortos e 353 novos casos, mostrando que apesar do desconfinamento o número de internados continua a descer. Desde o início da pandemia em Portugal cerca de 835 mil pessoas foram infectadas com este coronavírus e 16.970 perderam a vida.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.