Rui Moreira explicou que a decisão de estender a gratuitidade até aos 15 anos prendeu-se com o facto de ser "nestas idades que se criam e transformam hábitos".
A Assembleia Municipal doPortofoi unânime em aprovar a criação do título "Porto.13-15", que assegura a gratuitidade na utilização dos transportes públicos no sistema intermodal Andante para todos os jovens entre os 13 e os 15 anos.
Durante a sessão extraordinária deste órgão deliberativo, na segunda-feira à noite, o presidente da Câmara Municipal do Porto,Rui Moreira, explicou que a decisão de estender a gratuitidade até aos 15 anos prendeu-se com o facto de ser "nestas idades que se criam e transformam hábitos".
Falando numa medida fundamental, o autarca assumiu que esta está relacionada com a questão da mobilidade e das alterações climáticas, integrando-se num "pensamento estratégico".
Contudo, Rui Moreira assumiu que será necessário, por exemplo, melhorar a oferta e o conforto.
A intenção de estender a gratuitidade aos jovens com idade até aos 15 anos nas deslocações dentro da cidade do Porto, para todos os seus residentes entre os 13 e os 15 anos a frequentar estabelecimentos de ensino no concelho, foi anunciada em fevereiro deste ano e implica um investimento aproximado de um milhão de euros.
A medida deverá entrar em vigor a partir de setembro, ou seja, no início do próximo ano letivo.
Os custos de utilização mensal dos títulos de transporte serão assegurados pelo município mediante a celebração de protocolo com o TIP - Transportes Intermodais do Porto.
Apesar de elogiar a aposta no estímulo à utilização do transporte público, o social-democrata Francisco Carrapatoso entendeu que a medida deveria ser alargada aos jovens até aos 18 anos.
Partilhando da mesma opinião, Susana Constante Pereira, do BE, salientou que se a medida fosse alargada até aos 18 anos seria um "contributo fundamental" ao orçamento das famílias.
Também o deputado da CDU Rui Sá mostrou-se favorável à iniciativa, mas considerou que o transporte escolar merece uma reflexão.
Por seu lado, Carla Leitão, eleita pelo movimento independente de Rui Moreira, lembrou o "enorme sentido estratégico" desta medida.
Jovens entre os 13 e 15 anos com passes grátis no Porto já em Setembro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.