António Costa ainda não demitiu João Galamba, arguido no caso que fez o governo cair. E, no Parlamento, mantém-se na agenda a audição do ministro das Infraestruturas no âmbito da discussão do Orçamento do Estado.
Quando António Costa chegava àComissão Política do PS, no Largo do Rato, poucos minutos depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter anunciado a dissolução do Parlamento, foi confrontado com a pergunta: "Não vai demitir João Galamba?". A resposta não foi direta. Costa disse apenas que em breve irá "tratar desse assunto" com Marcelo Rebelo de Sousa. "Fiquei de falar com o senhor Presidente da República sobre esse assunto".
Miguel Baltazar/Jornal de Negócios
Enquanto Costa não for apresentar a demissão, Galamba que é arguido na Operação Influencer e tem estado no olho do furacão ainda é ministro das Infraestruturas.
E é nessa qualidade que é esperado esta tarde no Parlamento, onde está agendada uma audição com o ministro das Infraestruturas na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.
Galamba ainda em silêncio
Até agora, João Galamba ter recusado falar sobre o caso que o envolve, apesar da insistência dos jornalistas, pelo que a sua ida ao Parlamento esta tarde promete ser mais um momento embaraçoso para um Governo que, apesar de já se saber que está de saída, ainda estará em funções até à posse do executivo que sair das eleições que Marcelo Rebelo de Sousa convocou para o dia 10 de março.
No processo que envolve João Galamba estarão em causa os crimes de prevaricação, de corrupção ativa e passiva de titular de cargo político e de tráfico de influência.
A investigação visa as concessões de exploração de lítio nas minas do Romano (Montalegre) e do Barroso (Boticas), um projeto de central de produção de energia a partir de hidrogénio em Sines e o projeto de construção de "data center" desenvolvido na Zona Industrial e Logística de Sines pela sociedade "Start Campus".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.