Sábado – Pense por si

Governo assina num só dia 14 contratos de exploração de minerais

Acordos com empresas privadas para o desenvolvimento de vários projectos mineiros incluem a exploração de lítio em Argemela, na Covilhã, a concessão de volfrâmio na Borralha, em Montalegre, e a exploração de cobre, chumbo e zinco na Lagoa Salgada, em Grândola.

O Governo assinou, na passada quinta-feira dia 28 de outubro, 14 compromissos com empresas privadas para o desenvolvimento de vários projectos mineiros, logo após o Ministério do Ambiente, que tutela a pasta da Energia, ter aprovado as respectivas minutas para os contratos de concessão.

Luís Forra/Lusa

Segundo o jornal Público, no mesmo dia, o executivo de António Costa assinou acordos para a exploração de lítio em Argemela, Covilhã, a concessão de volfrâmio, na Borralha, Montalegre, e a exploração de cobre, chumbo e zinco na Lagoa Salgada, Grândola.

Os contratos assinados dão luz verde para as empresas arrancarem com os trabalhos, contudo ficam dependentes dos respetivos estudos de impacto ambiental. Têm um prazo de dois anos para obter essa viabilização.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.