Sábado – Pense por si

A hora zero da era Mariana Mortágua

Margarida Davim
Margarida Davim 31 de maio de 2023 às 20:00

O novo mantra buen vivir, as velhas dificuldades na mobilização, a nova proposta que é velha, e um sorriso novo para outdoors e feiras: os desafios de Mariana.

O slogan que encheu o palco da Convenção do BE foi o "levar o País a sério". Mas o novo mantra que Mariana Mortágua traz para o discurso do partido é a luta por uma "vida boa". Depois de uma década de liderança de Catarina Martins, os bloquistas estão ainda a lamber as feridas de uma quebra eleitoral que fez encolher o grupo parlamentar de 19 para cinco deputados, um cenário de aparente crescimento do Chega e uma desmobilização interna que levou a que a eleição de delegados para  a Convenção registasse 80% de abstenção.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.