Sábado – Pense por si

A hora zero da era Mariana Mortágua

Margarida Davim
Margarida Davim 31 de maio de 2023 às 20:00

O novo mantra buen vivir, as velhas dificuldades na mobilização, a nova proposta que é velha, e um sorriso novo para outdoors e feiras: os desafios de Mariana.

O slogan que encheu o palco da Convenção do BE foi o "levar o País a sério". Mas o novo mantra que Mariana Mortágua traz para o discurso do partido é a luta por uma "vida boa". Depois de uma década de liderança de Catarina Martins, os bloquistas estão ainda a lamber as feridas de uma quebra eleitoral que fez encolher o grupo parlamentar de 19 para cinco deputados, um cenário de aparente crescimento do Chega e uma desmobilização interna que levou a que a eleição de delegados para  a Convenção registasse 80% de abstenção.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro