NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Vítima recebeu um telefonema de um indivíduo a encomendar um jantar para várias pessoas, propondo fazer o pagamento pelo sistema MB Way. Ao seguir as instruções do suspeito, deu acesso aos burlões para movimentarem a sua conta.
APolícia Judiciária(PJ) de Aveiro está a investigar o caso de um empresário de restauração de Anadia que foi burlado em 2.300 euros com o sistema MB Way, disse esta segunda-feira fonte daquele órgão de polícia criminal.
O caso ocorreu há cerca de uma semana, quando Januário Ferreira recebeu um telefonema de um indivíduo a encomendar um jantar para várias pessoas, propondo fazer o pagamento pelo sistema MB Way.
"O senhor disse que queria fazer a transferência de dinheiro por MB Way e eu fui ao multibanco fazer o que ele me mandou", disse à Lusa o empresário, de 39 anos.
Januário Ferreira julgou que estava a introduzir os dados para efetivar a suposta transferência, mas na realidade estava a dar acesso aos burlões para movimentarem a sua conta.
"Segui os passos confiando nele, porque pensei que fosse para me transferir o dinheiro", contou.
Quando chegou a hora do jantar e vendo que não aparecia ninguém, foi ao computador ver a sua conta e verificou que já tinham sido feitos vários levantamentos, num total de cerca de 2.300 euros. "Eu dei autorização para me roubarem. O banco diz que a culpa foi minha. Agora, independentemente disso, fui burlado", desabafou o empresário.
Contactado pela Lusa, o coordenador da PJ de Aveiro, Rui Nunes, confirma que têm recebido muitas queixas de burla com o MB Way.
"Temos tido muitas situações de MB Way quase diariamente", disse Rui Nunes, adiantando que o grosso das queixas têm a ver com pessoas que colocam artigos à venda na internet.
Este mês a SIBS, responsável pelo Multibanco e pela 'app' (aplicação) MB Way, afirmou em comunicado que "mantém uma relação estreita com as autoridades" relativamente às burlas ocorridas com recurso àquela 'app', mas não revelou dados concretos devido ao segredo de justiça.
O comunicado da SIBS surgiu após a PSP ter alertado para um aumento de ocorrências relacionadas com burlas através do MB Way, tendo registado, entre janeiro e maio deste ano, 135 queixas.
Na nota, a SIBS alertava os utilizadores para que não adicionem "números de telefone de terceiros ou desconhecidos ao serviço" MB Way, reforçando a importância de verificar "os extratos das contas bancárias regularmente".
JDN(JE/DD)// LIL
Lusa/Fim
Empresário de Anadia burlado em 2.300 euros com MB Way
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.