Sábado – Pense por si

Em 2019 houve mais touradas e mais público que nos últimos cinco anos

20 de dezembro de 2019 às 12:17
As mais lidas

Albufeira, no Algarve, foi a cidade com mais espetáculos tauromáquicos, seguindo-se o Campo Pequeno, em Lisboa, e Vila Franca de Xira.

A Federação Portuguesa de Tauromaquia - PróToiro anunciou esta sexta-feira que decorreram este ano em Portugal 207espetáculos tauromáquicos, mais cinco que em 2018, a que assistiram cerca de 469 mil pessoas, uma subida de "7%" face ao ano anterior. Em comunicado enviado à agência Lusa, a PróToiro explica que a informação obtida resulta do cruzamento de dados com a Associação Nacional de Toureiros e com a Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide.

Segundo a federação, o número de espetadores, em 2019, "aumentou pelo terceiro ano consecutivo". "O ano de 2019 voltou a ser um ano de crescimento para a tauromaquia. Mais de 469 mil pessoas assistiram a espetáculos tauromáquicos, o que representa uma subida de 7% face a 2018 (440 mil), sendo o valor de 2019 o mais elevado dos últimos cinco anos", lê-se no documento.

De acordo com a PróToiro, o número médio de espetadores em corridas de touros "ascende às 2.793 pessoas", o que representa um "acréscimo de 442 pessoas" face à média dos últimos 20 anos. "Realizaram-se cerca de mil eventos de tauromaquia popular (atividades de rua, como largadas, touradas à corda e capeias), estimando-se que tenham envolvido mais de dois milhões de pessoas", acrescenta a federação.

Polémica das touradas vai chegar a tribunal

A associação PróToiro garantiu esta terça-feira ao Correio da Manhã, através do seu porta-voz, Hélder Milheiro, que irá "avançar judicialmente contra todas as pessoas que publicaram insultos e escreveram palavras de incentivo ao ódio - e até à morte - de pessoas ligadas à tauromaquia, como aconteceu contra o cavaleiro João Moura Júnior", um dos feridos na corrida de touros de Coruche, que se realizou no passado sábado, dia 6.

Além de realçar os resultados obtidos nas transmissões televisivas de corridas, a PróToiro indicou que, tal como em anos anteriores, Albufeira, no Algarve, foi a cidade com mais espetáculos tauromáquicos (25), seguindo-se o Campo Pequeno, em Lisboa (14), e Vila Franca de Xira (11). "No que diz respeito à taxa de ocupação em corridas de toiros, a região centro lidera com 75%, seguida pelo Alentejo com 72% e o Norte com 68%", lê-se no documento.

O cavaleiro António Ribeiro Telles foi quem mais toureou este ano em Portugal (34 espetáculos), Manuel Dias Gomes foi o matador de touros que mais vezes atuou (nove espetáculos) e os forcados amadores de Vila Franca de Xira os que mais vezes pegaram (18 espetáculos). "Em 2019, as ganadarias portuguesas voltaram a contribuir positivamente para a balança comercial de bens e serviços, tendo as exportações atingido os 450 toiros e as importações somente 15", referiu a federação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?