As votações para as eleições legislativas ocorrem até às 19 horas.
Pedro Nuno Santos votou em Telheiras, Lisboa, na presença do filho que testemunhou o que considera "o dia maior da nossa democracia", "mesmo para aqueles que ainda não têm idade para votar". O secretário-geral do PS afirmou que "este é p dia a partir do qual vamos construir o nosso futuro, com muita esperança, sem dar nenhum passo a trás".
O líder do Partido Socialista foi também interpelado por algumas crianças e funcionárias da escola, com quem acabou por trocar algumas palavras. Pedro Nuno Santos recusou falar sobre os possíveis resultados eleitorais pedindo apenas que os portugueses se dirijam às mesas de voto num dia de "celebração".
Em Espinho e após votar, Luís Montenegro afirmou que este é um dia "marcado pela alegria e pela esperança pelo futuro". O líder da Aliança Democrática diz estar "muito tranquilo" e com expectativa de "uma alta participação, uma boa participação" depois de uma campanha que considera "muito esclarecedora".
Luís Montenegro garantiu ainda estar "totalmente preparado" para uma mudança de vida a partir de amanhã.
A carregar o vídeo ...
Luís Montenegro já votou em Espinho
Rui Rocha foi o primeiro líder partidário a votar. Em Braga, o líder da Iniciativa Liberal partilhou que "as expectativas são as melhores" e apelou ao voto como forma de "celebrar o 25 de abril antecipadamente".
Sobre o futuro afirmou que a partir de amanhã espera um País com a capacidade "de deixar às futuras gerações um País melhor".
O líder da Iniciativa Liberal deixou ainda um agradecimento às pessoas que se encontram nas mesas eleitorais "garantido que este ato se faz com transparência, com verdade e com justiça.
Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, votou em Alhos Vedros, na Moita e partilhou com os jornalistas que este "é um momento de afirmar Abril" e pediu "uma grande participação eleitoral".
A carregar o vídeo ...
Paulo Raimundo já votou na Escola Básica de Alhos Vedros na Moita
Rui Tavares também já votou na Escola Secundária Gil Vicente, na Graça. O porta-voz do Livre também aproveitou para fazer um apelo ao voto referindo que a participação na democracia não é apenas um direito, mas também "o dever de todos nós como cidadãos da mesma comunidade, do mesmo país".
Rui Tavares afirmou que este era o momento de apenas apelar ao voto, depois de uma longa campanha em que o partido se esforçou "para divulgar as nossas ideias".
A carregar o vídeo ...
Rui Tavares votou na Escola Secundária São Vicente em Lisboa
As votações para as eleições legislativas ocorrem até às 19 horas e segundo a Comissão Nacional de Eleições está "na generalidade do país a acontecer com normalidade".
Mariana Mortágua também votou em Lisboa e relembrou o 25 de abril: "É também um dia de celebração da democracia, há 50 anos houve tanta gente que lutou para que o voto passasse a ser um direito livre. A coordenadora do Bloco de Esquerda relembrou a "força da democracia" que deve ser um espelho das convicções de todos os cidadãos.
A carregar o vídeo ...
Mariana Mortágua votou na freguesia de Arroios em Lisboa
Inês Sousa Real afirmou que "esta é uma data demasiado especial para que a abstenção saia novamente vencedora", relembrado os cinquenta anos da democracia. A líder do PAN apelou aos cidadãos, "por mais insatisfeitos, par mais desgostados que se possam sentir com a democracia e com a vida política, que participem" neste dia de votações.
A carregar o vídeo ...
Inês Sousa Real já votou na Escola Básica de Telheiras em Lisboa
André Ventura, o único líder partidário que também o era nas eleições de 2022, foi o último a votar. No Parque das Nações o presidente do Chega falou aos jornalistas referiu estar "otimista" no dia em devemos "mostrar a nossa voz".
"Todos, em pé de igualdade, têm a força e o direito de mudar o país e de dizerem aquilo que querem para o país", afirmou André Ventura antes de pedir que "todos saiam de casa" para votar.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro