Sábado – Pense por si

Marcelo Rebelo de Sousa: “É nestes tempos que importa mais votar”

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 09 de março de 2024 às 20:11
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Presidente da República falou ao país na noite antes das eleições para fazer um apelo ao voto.

"Só o vosso voto decide", afrimou este sábado, noite que antecede as eleições legislativas, Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem onde deixou claro que é fundamental que todos os portugueses vão votar.

O Presidente da República deixou o apelou especialmente aos que "se afastaram, se cansaram e se desiludiram" que vão às urnas relembrando ainda que este ano o 25 de Abril completa 50 anos e que "ninguém, pessoa ou instituição, pode substituir ou condicionar o sentido final da vontade popular".

Marcelo Rebelo de Sousa partilhou que encontra "muitas semelhanças entre o que dominou as eleições de 2022 e o que domina as eleições de 2024". Ainda assim pede "atenção ao que se passa lá fora", referindo as eleições nos Estados Unidos e na União Europeia mas também a guerra na Ucrânia e no Médio Oriente.

"Em 2022, as preocupações eram três: duas claramente expressas e outra tratada a meia voz. As claramente expressas eram a recuperação de economia depois de dois anos de covid-19, outra os efeitos dessa recuperação na vida das pessoas, em particular no seu poder de compra e na saúde, que tinha tido de adiar cuidados pela urgência do combate à pandemia", começou por expressar.

Para Marcelo Rebelo de Sousa residente hoje existe uma "urgência de acelerar a recuperação da economia, sacrificada pela guerra em 2022, reiniciada em 2023, mas agora à espera do que se passe no mundo e na Europa" além disso o Presidente pede "atenção ao que se passa lá fora" e aos efeitos que isso tem em áreas como saúde, habitação, educação, desemprego, pensões e reformas. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?