Sábado – Pense por si

Porque votamos em escolas? E outras curiosidades do dia das eleições

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 10 de março de 2024 às 10:00

Quantos votos cabem numa urna e os professores na validação da contagem de votos: a organização por trás do momento alto da democracia. Este domingo mais de 10,8 milhões de pessoas são chamadas a votar.

Em dia de eleições, os cidadãos com mais de 18 anos dirigem-se ao local designado para votar na sua área de residência. O mais habitual será uma escola, mas há quem vote em juntas de freguesia, mercados municipais e outros espaços mais incomuns como stands de automóveis. O ato é mecânico, mas já pensou como se escolhem os locais de voto? E sabe que a Assembleia de Apuramento Geral que faz o apuramento final dos resultados e proclama os candidatos tem, obrigatoriamente, na sua composição dois professores de matemática? Em dia de eleições legislativas, reunimos algumas destas curiosidades que compõem o ato mais significativo da democracia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro