Sábado – Pense por si

Dos 17 ministros, 14 nunca trabalharam no privado

Marco Alves
Marco Alves 01 de abril de 2022 às 19:00

Vêm quase todos do aparelho do Estado, da JS ou do meio académico público. Dois são filhos de antigos ministros do PS. São quase todos licenciados em ciências sociais.

É um governo à imagem do seu primeiro ministro, António Costa, político profissional desde 1975. Dos 17 ministros que compõem a XXIII Legislatura, apenas três têm alguma experiência profissional no setor privado da economia: Ana Abrunhosa (que teve uma pequena experiência de um ano na Ernst & Young após sair da universidade), Pedro Nuno Santos (no grupo empresarial da família) e António Costa Silva (que é uma exceção a todos os níveis: a sua carreira é apenas no privado).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.