Sábado – Pense por si

O custo dos gabinetes: afinal, o tamanho importa mesmo

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 26 de junho de 2022 às 18:00

O atual executivo prevê gastar menos €12,5 milhões do que o último – é normal, são 57 governantes quando antes eram 70. Mas cada um sai 66 mil euros mais caro.

Em 2019, a formação do novo governo de António Costa foi notícia por duas razões: era o maior de sempre, e por consequência, também o mais caro da democracia portuguesa, com 70 governantes e um custo orçamentado de 73,2 milhões de euros para o ano 2020. Em 2021, e para os mesmos 70 governantes, esse valor ainda cresceu para 73,4 milhões. Agora, o Governo encolheu e os custos também – numa demonstração prática de que o tamanho do executivo importa mesmo para os gastos. Mas a leitura acaba por ser menos linear do que isso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.