Sábado – Pense por si

Covid-19. Casos continuam a diminuir, mortalidade aumenta

A incidência caiu 7,5% em relação à semana passada e no último domingo foi registado o número mais baixo de casos desde o Natal de 2021, a 25 de dezembro.

O número de novos casos de covid-19 em Portugal continua a diminuir e, na última semana, foram confirmados cerca de 70 mil casos, para uma média de 10 mil novos casos por dia, menos 7,4% em relação à semana anterior.

Portugal Covid-19
Portugal Covid-19 Reuters

Foi ainda registado o dia com menos novos casos desde o Natal de 2021: a 27 de março, no último domingo, foram confirmados apenas 3.860 infetados. O dia com mais novos casos na última semana foi 22 de março, com cerca de 14 mil novos casos.

Segundo o relatório semanal referente à semana entre 22 e 28 de março e os números divulgados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), a incidência semanal é de, neste momento, 731 novos casos por 100 mil habitantes a 7 dias, uma queda de cerca de 7,5% em relação aos 762 registados na última semana. O R(t) a 28 de março era de 0,97.

Relatório semanal Covid - Incidência e Mortalidade


Nos sete dias foi registada a morte de 148 pessoas, mais oito em relação à semana anterior, com a mortalidade a subir para os 14,4 óbitos por milhão de habitantes a 7 dias, em relação aos 13,6 que registava no último relatório. Já os dados atualizados da DGS apontam a morte de 150 pessoas no mesmo período.

Ainda segundo os números disponibilizados pela DGS, a incidência situava-se, a 31 de março, nos 650 casos por 100 mil habitantes e a mortalidade nos 15 óbitos por milhão de habitantes a 7 dias.

Evolução da covid-19 - Casos e Mortes


Encontram-se internados 1.180 doentes, mais 16 em relação há sete dias, dos quais 61 em unidades de cuidados intensivos - menos três nos últimos sete dias.

internados - relatório Semanal
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.