DGS: Há 23 casos confirmados de varíola dos macacos em Portugal

DGS: Há 23 casos confirmados de varíola dos macacos em Portugal
Leonor Riso 20 de maio
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de junho a 6 de julho
As mais lidas

Foram detetados mais nove casos. Aguardam-se os resultados de outras análises.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) registou até agora 23 casos de varíola dos macacos em Portugal. Foram detetados mais nove casos nas últimas horas.

Cynthia S. Goldsmith, Russell Regnery/CDC/Handout via REUTERS
Em comunicado, a DGS adianta que são aguardados resultados relativos a outras amostras. "Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), esta quinta-feira, dia 19, ao final do dia. Entre as amostras disponíveis, foi identificada ontem, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental, que é a menos agressiva", indica a nota.



As 23 pessoas encontram-se em casa, estáveis e estão a ser acompanhados: não é feita menção a isolamento. Ao mesmo tempo, estão a ser inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos para serem identificadas "cadeias de transmissão e potenciais novos casos e respetivos contactos".

"Os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico", frisa a DGS. "Reforçam-se as medidas a implementar perante sintomas suspeitos, devendo os indivíduos abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas. A DGS continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias."
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais