Sábado – Pense por si

Caso Miguel Arruda leva PSP a fazer buscas no Parlamento

SÁBADO
SÁBADO 27 de janeiro de 2025 às 20:35
As mais lidas

Autoridades estarão à procura de malas de viagem que foram detetadas no gabinete do ex-deputado do Chega e que apareceram numa fotografia divulgada pela SIC na sexta-feira.

A PSP fez buscas no Parlamento, na sequência do processo de suspeita de furto de malas de viagem por parte do agora deputado não inscrito Miguel Arruda. A notícia avançada pelo Observador e, entretanto confirmada pela própria Assembleia da República, dá ainda conta de que as autoridades procuravam malas que aparecem numa fotografia divulgada pela SIC, na sexta-feira, alegadamente tirada no gabinete do ex-deputado do Chega.

MediaLivre

Essas malas não terão sido apreendidas durante as buscas da semana passada, quando o político foi constituído arguido por suspeitas de furto nos aeroportos de Lisboa e Ponta Delgada. Miguel Arruda já não se encontra entretanto no Parlamento, tendo anunciado na sexta-feira que ia meter baixa psicológica, motivada pelo impacto deste caso.

O deputado eleito pelos Açores foi confrontado, na quarta-feira da semana passada, com a constituição de arguido num processo que investiga o furto de malas nos tapetes de bagagem dos dois aeroportos, desde março.

Uma nota da Assembleia da República citada pela Lusa dá conta de "buscas e apreensões" no gabinete de Miguel Arruda. A ação presidida por uma magistrada do Ministério Público. "Foram hoje realizadas buscas e apreensões no gabinete do deputado Miguel Arruda na Assembleia da República. Esta ação foi presidida por magistrada do Ministério Público, tendo a Assembleia da República prestado toda a colaboração na realização da diligência", refere-se.

A assessoria de imprensa do Chega divulgou uma mensagem segundo a qual o partido "autorizou hoje que as autoridades policiais e judiciárias se deslocassem ao gabinete" do deputado Miguel Arruda, que passou à condição de não inscrito na sexta-feira.

Segundo o partido liderado por André Ventura, "as autoridades pediram acesso e o Chega facultou esse acesso depois de já ter alertado o presidente da Assembleia da República, na ultima quinta-feira, para a situação e tendo solicitado hoje, por email, a remoção das malas".

Notícia atualizada às 22h com a reação do Chega.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.