Sábado – Pense por si

Debate. IL e Chega: tão amigos que eles nunca vão ser

Leonor Riso
Leonor Riso 09 de janeiro de 2022 às 23:49

São dois partidos jovens de direita mas têm pouca coisa em comum: nem têm a mesma opinião de que Rio possa liderar um governo.

Dois partidos à direita, mas que disputam um eleitorado muito diferente, escolheram a estratégia à partida: descredibilizarem-se um ao outro. Se João Cotrim de Figueiredo caracterizou o Chega como desorganizado, confuso, a perder gás e que não inspira confiança, André Ventura procurou definir a Iniciativa Liberal como o partido do lucro e que não acredita no que propôs em 2019. Dois partidos jovens, com este discurso em que não conseguiram o diálogo construtivo, acabam por favorecer a esquerda. Empate técnico. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.