Sábado – Pense por si

COP28: Para que serve mais uma cimeira sobre o clima?

Margarida Davim
Margarida Davim 27 de novembro de 2023 às 08:00

Arranca no Dubai, no dia 30, a COP28. Será um desfile de ambientalistas, líderes mundiais, indígenas e milionários. Para uns é "um evento de fachada", para outros uma oportunidade única de negociação.

O Papa Francisco, o presidente brasileiro Lula da Silva e o rei Carlos III de Inglaterra são algumas das 70 mil pessoas esperadas para a cimeira do clima anual das Nações Unidas, que arranca no Dubai, no dia 30 de novembro. A COP28 começa no momento em que se sabe que podemos estar a apenas seis anos de quebrar o limite de 1,5 graus celsius de aumento de temperatura, definido no Acordo de Paris, abrindo caminho a mais eventos climáticos extremos, como secas e cheias. Todos os diagnósticos apontam para uma urgência, mas as decisões tardam e é por isso que, apesar de este ser um dos mais importantes eventos ambientais globais, a cimeira provoca mais ceticismo do que entusiasmo entre os ambientalistas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro