O primeiro-ministro chegou hoje ao Dubai, Emirados Árabes Unidos, acompanhado dos ministros dos Negócios Estrangeiros e Ambiente e Ação Climática, e da secretária de Estado da Energia e Clima.
O primeiro-ministro, António Costa, vai estar hoje na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) com uma agenda dedicada ao financiamento para a adaptação e mitigação e à inauguração do primeiro Pavilhão de Portugal.
No primeiro de dois dias na COP28, o chefe do Governo português irá estar presente na sessão de abertura da Cimeira Mundial sobre a Ação Climática, que reúne os líderes mundiais, e durante a tarde preside à inauguração do Pavilhão de Portugal.
É a primeira vez que Portugal tem um pavilhão autónomo (até agora participava no âmbito da representação da União Europeia), uma estreia que representa, segundo o gabinete do primeiro-ministro, o reforço da presença institucional do país nas cimeiras do clima, cumprindo assim o compromisso assumido no ano passado, na COP27, em Sharm El-Sheikh, Egito.
De acordo com o programa divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa, terá uma agenda sobretudo dedicada ao financiamento da mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Para hoje, está prevista a assinatura do Acordo de Compromisso Financeiro com o Fundo Verde para o Clima, da ONU, de apoio aos países em desenvolvimento, e da adenda ao memorando sobre Reconversão da Dívida entre Portugal e Cabo Verde, que prevê a participação com 12 milhões de euros num fundo climático, um valor que se devia destinar a pagar dívida cabo-verdiana a Portugal.
O primeiro-ministro irá ainda participar num evento sobre o mesmo tema com São Tomé e Príncipe, no âmbito de um projeto nos mesmos moldes ao celebrado com Cabo Verde, e ao final do dia estará presente na cerimónia de entrega dos prémios Zayed para a sustentabilidade.
António Costa discursa na cimeira dos líderes no sábado e irá participar depois numa mesa-redonda sobre mitigação das alterações climáticas.
O primeiro-ministro chegou hoje ao Dubai, Emirados Árabes Unidos, acompanhado dos ministros dos Negócios Estrangeiros e Ambiente e Ação Climática, e da secretária de Estado da Energia e Clima.
A partir de domingo, o Governo português estará representado na COP28 por secretários de Estado de vários setores, sendo que o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, regressa ao Dubai no dia 09 até ao encerramento da cimeira.
Representantes de quase todos países do mundo reúnem-se desde quinta-feira no Dubai na COP28, em que será feito o primeiro balanço global de oito anos de ação climática. O encerramento da 28.ª cimeira do clima está previsto para dia 12, podendo prolongar-se devido às negociações finais.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.