Sábado – Pense por si

Centros de vacinação abertos três domingos de dezembro para quem levou vacina da Janssen

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 24 de novembro de 2021 às 16:46
As mais lidas

DGS está a dar conferência de imprensa sobre a vacinação. Espera vacinar 2,5 milhões até janeiro com a dose de reforço que são a população mais vulnerável.

Direção Geral da Saúde (DGS) está a fazer ponto de situação da vacinação. Ontem, terça-feira, foram vacinadas mais de 50 mil pessoas na terceira dose, informou o secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales. Ao todo, foram vacinadas 90 mil pessoas - entre vacina da gripe sazonal e dose de reforço da covid--19.

Bruno Colaço/Correio da Manhã

O governante anunciou ainda que nos dias 5, 8, 12, 19 de dezembro - três domingos e um ferido (dia 8) - os centros de vacinação vão estar abertos para as pessoas com mais de 50 anos a quem foi dada a dose da Janssen receberem a dose de reforço contra a covid-19, que deve ser desta feita da Pfizer ou da Moderna. Podem ser abrangidas cerca de 250 mil pessoas com esta Casa Aberta.

A DGS pretende ainda ter 2,5 milhões vacinados até janeiro com a terceira dose, ou dose de reforço, contra a covid-19. Ou seja, a população mais vulnerável e com maior risco de poder ter doença grave.

Graça Freitas explicou ainda que para a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos avançar está à espera da autorização da EMA (Agência Europeia do Medicamento) que deve acontecer amanhã, quinta-feira. "Com essa aprovação vão ficar dois documentos importantes disponíveis, os documentos dos ensaios clínicos e os dados da vacina aprovada", justificou a diretora-geral da Saúde.

"A EMA dá a hipótese aos países de decidirem de acordo com a sua epidemiologia e dados locais de decidirem se avançam ou não. Não é automático, cada país tem o seu própriotiminge analisa os seus dados para decidir o que é melhor para as suas crianças", reforçou Graça Freitas.

A diretora-geral da Saúde admitiu que, apesar da prioridade ser a população mais vulnerável, tal não significa que se for aprovada a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos, esta não possa acontecer em paralelo com os prioritários.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.