
Cartoonista da SÁBADO recebe menção honrosa no European Cartoon Award
Vasco Gargalo recebeu menção honrosa pelo cartoon que retrata os abusos sexuais na Igreja. Carlos David Fuentes foi o vencedor com a obra "Putin na Ucrânia".
Vasco Gargalo recebeu menção honrosa pelo cartoon que retrata os abusos sexuais na Igreja. Carlos David Fuentes foi o vencedor com a obra "Putin na Ucrânia".
Após passarem cinco anos em "apartamentos de sepulturas", as vítimas da guerra às drogas do presidente filipino Rodrigo Duterte estão a ser exumadas para valas comuns sem que as famílias saibam.
Dois novos estudos publicados pela revista Lancet vieram confirmar que as vacinas desenvolvidas contra a Covid-19 conferem maior proteção a quem tenha sido previamente infetado – sobretudo contra infeção grave.
Até agora, o Infarmed apenas validava para a utilização do certificado digital as vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento.
Até ao final de janeiro, apenas uma em cada mil doses administradas levaram a efeitos secundários. Infarmed regista 126 casos de morte em idosos, sem que esteja demonstrada a relação causa-efeito.
"Para ser vacinado basta dirigir-se diretamente ao centro de vacinação, sem necessidade de qualquer tipo de marcação ou contacto prévio."
Esta modalidade de vacinação está também disponível para as pessoas a partir dos 18 anos que foram vacinadas com a Janssen há pelo menos 90 dias.
Alternativa mantém-se aberta também para pessoas com 18 ou mais anos que foram vacinadas com a Janssen há pelo menos três meses.
De acordo com os dados de quarta-feira da Direção-Geral da Saúde, mais de 4,5 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2.
Está também aberto o autoagendamento para os maiores de 18 anos que tenham uma dose da Janssen há mais de 90 dias. E os maiores de 50 para o reforço da covid-19 e vacina da gripe sazonal.
Entre os 60 e os 69 anos há 86% de vacinados com a dose de reforço, o que equivale a um total de mais de um milhão de pessoas nesta faixa etária.
A mesma modalidade de vacinação, que não implica marcação, continua disponível para pessoas com 30 anos ou mais e que foram vacinadas com a vacina da Janssen há 90 ou mais dias.
Portugal já administrou mais de quatro milhões de doses de reforço da vacina contra a covid-19.
A modalidade "casa aberta" encontra-se igualmente disponível para as pessoas com 55 ou mais anos que receberam a segunda dose há 150 dias e para as pessoas com 30 ou mais anos que foram vacinadas com a Janssen há 90 dias, neste caso sem senha digital, ou seja, sem necessidade de qualquer tipo de marcação.
O portal do autoagendamento permite também marcações de pessoas com 60 ou mais anos para dose de reforço contra a covid-19 e vacina contra a gripe, assim como para quem tem mais de 18 anos e foi vacinado com a Janssen há mais de 90 dias.
Os maiores de 18 anos podem agora fazer o pedido de agendamento para tomarem a dose de reforço da vacina contra a covid-19.