Sábado – Pense por si

Guerra Colonial: As milícias da vingança branca

Tiago Carrasco 17 de março de 2021 às 20:00

Os ataques da União dos Povos de Angola (UPA) contra os colonos portugueses, a 15 de março de 1961, não pouparam mulheres nem bebés. Centenas de colonos ficaram para se vingar. A SÁBADO teve acesso exclusivo a um diário de horrores.

Embora não se conheçam, José Cardoso, 72 anos, branco, a residir no Brasil, e Carlos Mariano Manuel, 65 anos, negro, de Luanda, têm duas coisas em comum: amam o Uíge das suas infâncias, a região do Norte de Angola que, com centenas de fazendas, era o motor da segunda maior produção de café do mundo, e enganaram a morte que lhes estava agendada para a primavera de 1961.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.