Sábado – Pense por si

O pior lugar do mundo para se ser mulher

Márcia Sobral
Márcia Sobral 16 de agosto de 2022 às 08:00

A presença de militares da ONU em muitas regiões está diretamente associada ao aumento do tráfico sexual, à prostituição infantil e à propagação de doenças sexualmente transmissíveis. Muitas das vítimas já foram ouvidas mas agora, pela primeira vez, deu-se voz aos filhos dos soldados da paz.

A República Democrática do Congo foi apelidada como a "capital mundial das violações" depois de várias notícias que davam conta de casos de exploração sexual por parte das forças de manutenção da paz.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.