Sábado – Pense por si

O 4 de fevereiro em Angola: a história de uma conspiração

António Luís Marinho 22 de fevereiro de 2021 às 08:00

Há 60 anos, o assalto às prisões de Luanda falhou, mas tornou-se o símbolo do arranque da luta pela independência. A SÁBADO conta-lhe episódios desconhecidos, as superstições e os segredos dos preparativos. Parte 1.

Há exatamente 60 anos, um grupo de angolanos, com armas rudimentares, atacou as prisões de Luanda e a esquadra principal da polícia, numa ação sem resultados imediatos palpáveis, uma vez que a insurreição foi dominada pelas forças policiais, mas que marcou simbolicamente o início de um conflito que opôs três movimentos emancipalistas ao exército português ao longo de 14 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.