Sábado – Pense por si

António Filipe e Duarte Alves voltam ao Parlamento como assessores do PCP

Diogo Barreto , Lusa 19 de abril de 2022 às 12:57
As mais lidas

Os antigos deputados comunistas não foram eleito nas últimas legislativas, mas irão servir como assessores do Grupo Parlamentar do Partido Comunista.

Os dirigentes do CP António Filipe e Duarte Alves, ambos deputados durante a última legislatura, constam da lista de nomeações feita pela líder da bancada, Paula Santos, assumindo funções de assessores do grupo parlamentar comunista.

Sábado/Lusa

António Filipe foi eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa e também pelo de Santarém. Duarte Alves, de 31 anos, foi deputado durante as XIII e XIV legislaturas, eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa.

O jurista de 59 anos foi vice-presidente da Assembleia da República, inclusive durante a última legislatura, e integrou várias comissões parlamentares ao longo dos anos, nomeadamente as comissões de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, e de Defesa Nacional, durante a XIII Legislatura. O também membro do Comité Central do PCP é professor na Universidade Europeia desde 2012.

António Filipe era o cabeça de lista pela Coligação Democrática Unitária (CDU), que integra o PCP e o PEV, por Santarém e falhou a reeleição nas eleições legislativas de 30 de janeiro.

Licenciado em economia, Duarte Alves era o 'número três' pelo círculo eleitoral de Lisboa e falhou a reeleição pelo distrito da capital, onde a CDU apenas elegeu dois deputados, o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, e a dirigente do PCP Alma Rivera.

Duarte Alves pertenceu às comissões de Orçamento e Finanças, e Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação. O ex-deputado também integrou a Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.