Sábado – Pense por si

As 100 mulheres mais poderosas do país

SÁBADO
SÁBADO 03 de março de 2021 às 18:44
As mais lidas

Nas vésperas do Dia Internacional da Mulher, publicamos a lista das portuguesas mais influentes em 2021. Elas fazem a diferença todos os dias – e estão a abrir as portas à próxima geração de líderes.

O neurocientista Ben Barres nasceu Barbara Barres, o que lhe proporcionou a possibilidade de viver a experiência de ser mulher e homem no mundo da ciência. "Fez uma intervenção brilhante, é muito melhor que a sua irmã", ouviu um dia numa conferência de quem não sabia que era a mesma pessoa. Uma das grandes diferenças, conta num testemunho na Nature, é que "como homem sou ouvido com mais respeito e consigo terminar uma frase sem ser interrompido por um homem". Morreu em 2017.

O caso, partilhado por Leonor Beleza nesta edição daSÁBADO, é visto como uma das várias provas de estarmos perante uma discriminação de género, alicerçada na educação e na cultura, que trava a ascensão das mulheres nas mais variadas atividades, na política, nas empresas, na cultura ou no desporto. A regra das quotas para mulheres e as intervenções ativas das mulheres com poder têm sido nos últimos tempos as ferramentas para quebrar as barreiras que ainda existem. 

A carregar o vídeo ...

Nas vésperas do Dia Internacional da Mulher, elegemos as 100 portuguesas mais influentes em 11 áreas distintas: empresárias, gestoras, políticas e desportistas, mas também aquelas que se destacam na educação, na ciência e saúde, na justiça, na administração pública, na cultura, nos média e entretenimento e nas organizações internacionais.

O ranking resultou de uma eleição feita pela redação daSÁBADO, onde os jornalistas foram chamados a atribuir a mais de 200 mulheres uma nota de 1 a 5 de acordo com cinco categorias: o poder do dinheiro (a capacidade que têm de mobilizar recursos económicos); a influência (o poder de influenciar decisões nas respetivas áreas); o mediatismo (ou seja, a respetiva notoriedade na sociedade); a perenidade (se é um poder conjuntural ou duradouro); e o sucesso e desempenho (uma avaliação das respetivas conquistas).

A soma de todos os votos permitiu-nos nomear as 100 mulheres mais poderosas de 2021. Como todas as listas, sabemos que ela é discutível. Não só por ser uma escolha, mas também por essa escolha ser influenciada pelo momento em que a fazemos. Será por isso natural que nos primeiros lugares das mulheres mais influentes do país encontre algumas que se tem destacado no combate à pandemia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.