Bastidores: Poder e influência
Nuno Tiago Pinto Diretor Interino
03 de março de 2021

Bastidores: Poder e influência

Esta semana publicamos a lista das 100 mulheres mais poderosas do País. Muitas delas, como Elisa Ferreira, Isabel Alçada, Ana Rita Cavaco ou Leonor Beleza aceitaram falar à SÁBADO: sobre poder, feminismo e as respetivas áreas de influência

Quando Leonor Beleza foi convidada por Francisco Pinto Balsemão para ser secretário de Estado, a hoje presidente da Fundação Champalimaud disse que aceitaria com uma condição: ser designada secretária de Estado – no feminino. Estávamos em 1982 e o pedido foi precursor da linguagem de género na política. Algo que se repetiu anos mais tarde quando disse a Cavaco Silva que queria ser ministra e não ministro. O motivo: "Interessa-me mais a substância, mas a forma é por vezes importante para que a substância evolua", explicou à jornalista Helena Garrido – que regressa esta semana às páginas da SÁBADO.

Hoje, e bem, a questão já nem se coloca. E Leonor Beleza, afastada da política, foi considerada pela redação da SÁBADO uma das 100 mulheres mais influentes do País.

A jornalista Helena Garrido regressa às páginas da SÁBADO com entrevistas a Leonor Beleza, Paula Amorim, Isabel Jonet e Isabel Mota
A jornalista Helena Garrido regressa às páginas da SÁBADO com entrevistas a Leonor Beleza, Paula Amorim, Isabel Jonet e Isabel Mota
Para chegarmos a este número o primeiro passo foi decidir que áreas abarcar. Começámos pelas tradicionais: Política, Educação, Saúde, Justiça, Economia, Cultura e Desporto. Mas depois percebemos que, na Economia, seria importante distinguir entre Empresárias e Gestoras. E que, dado o cada vez maior número de mulheres em funções públicas não eleitas, deveríamos criar uma categoria de Administração Pública. Para abarcar a indústria televisiva, a comunicação social e as novas influenciadoras elegemos a categoria de Média e Entretenimento. Por fim, com cada vez mais mulheres em cargos de destaque internacional, cujas funções não são muitas vezes conhecidas em Portugal, entendemos que era importante criar uma secção de Organizações Internacionais. No fim, reunimos uma lista com mais de 200 nomes, sabendo que haverá outros que poderiam ser acrescentados.

A fase seguinte passou pela eleição. A redação da SÁBADO foi chamada a atribuir a cada uma destas mulheres uma nota de 1 a 5 em cinco categorias: o poder do dinheiro (a capacidade que têm de mobilizar recursos económicos); a influência (o poder de influenciar decisões nas respetivas áreas); o mediatismo (ou seja, a respetiva notoriedade na sociedade); a perenidade (se é um poder conjuntural ou duradouro); e o sucesso e desempenho (uma avaliação das respetivas conquistas).

A entrevista da subeditora Vanda Marques a João Luís Barreto Guimarães foi interrompida pelo gato do médico e poeta
A entrevista da subeditora Vanda Marques a João Luís Barreto Guimarães foi interrompida pelo gato do médico e poeta
A soma de todos os votos permitiu-nos elaborar o ranking que tem nas mãos. A fase seguinte passou por contactar as eleitas. Muitas não quiseram colaborar. Outras fizeram-no orgulhosamente e em defesa de uma causa que entendem sua.

Como todas as listas, sabemos que ela é discutível. Não só por ser uma escolha, mas também porque todas as escolhas são influenciadas pelo momento em que as fazemos. Será por isso natural que entre as mulheres mais influentes do País estejam várias com um lugar de destaque no combate à pandemia. Para o ano as escolhas serão, certamente, diferentes.

Boa semana.

Mais crónicas do autor
12 de janeiro

O Presidente e seus irmãos

Esta semana trazemos-lhe as histórias dos três irmãos Rebelo de Sousa e as peripécias da entrevista a Francisco Rodrigues dos Santos – o líder do CDS quase chorou. E ainda: o perfil de Nélson Veríssimo, o novo treinador do Benfica; e as razões para haver cada vez mais divórcios.

06 de janeiro

As escutas incómodas

A SÁBADO conseguiu ter acesso a vasta informação do Ministério Público em que constam alguns dos maiores negócios do futebol português e até de figuras do futebol mundial, do presidente do Real Madrid a Mourinho, de Jorge Mendes a Luís Filipe Vieira.

28 de dezembro de 2021

Investir sem cometer erros

O melhor conselho para quem quer investir e ganhar dinheiro? Pensar no longo prazo e não mexer. Nesta edição, fomos também entrevistar o ator Adriano Luz e falar com alguns chefs para perceber porque é que os menus dos restaurantes estão a encolher.

21 de dezembro de 2021

Maria entre as mulheres

Maria existiu mesmo? E foi ela a mãe de Jesus? A SÁBADO foi à procura de evidências históricas, num tema que não é consensual entre os especialistas. Temos ainda mais histórias fortes de mulheres, como a de uma das primeiras portuguesas a nascer com sida

15 de dezembro de 2021

Uma carta aos leitores

Ao longo de quase 18 anos, a sua SÁBADO passou por inúmeras alterações. Mas em todos esses anos houve algo que nunca mudou: o nosso compromisso em produzir uma informação rigorosa, com absoluta liberdade, e sempre tendo em mente o interesse do leitor.

Mostrar mais crónicas
Tópicos bastidores 879
Artigos Relacionados