Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
03 de novembro de 2021 às 08:00

Toma lá dá cá

É oficial: a troca de cargos e prebendas é o novo normal no Tribunal Constitucional. Um grupo de juízes no grau zero da ética tem hoje à guarda a nossa Constituição.

A única centelha que minorou um sentimento generalizado de vergonha alheia aquando da proposta de transferir o Tribunal Constitucional para Coimbra foram os votos de vencido da juíza Mariana Canotilho e do então presidente do Tribunal, Manuel Costa Andrade, contra o parecer da maioria, que rejeitava essa mudança por motivos tristemente cortesãos e provincianos. Espero ardentemente que também tenha havido votos de vencido na deliberação tomada pelo plenário do TC a 13 de outubro passado; e que esses votos sejam rapidamente conhecidos. Caso contrário, dos 13 juízes do Tribunal, não haverá um que se aproveite.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?