Sábado – Pense por si

Zelensky anuncia detenção de soldados norte-coreanos em Kursk

Leonor Riso
Leonor Riso 11 de janeiro de 2025 às 12:17
As mais lidas

Presidente da Ucrânia adianta que os prisioneiros estão a receber tratamento médico.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky revelou que foram capturados dois soldados norte-coreanos a lutar pela Rússia na região de Kursk.

De acordo com o governante, os dois soldados ficaram feridos mas sobreviveram e foram transportados para Kiev. Estão agora a comunicar com os serviços secretos ucranianos e a receber assistência médica.

REUTERS/Alina Smutko

"Não foi fácil: as forças russas e outros militares norte-coreanos costumam executar os feridos para apagar qualquer prova do envolvimento da Coreia do Norte na guerra contra a Ucrânia", escreveu Zelensky no X.

Adiantou ainda que será dado acesso aos jornalistas: "O mundo precisa de saber a verdade sobre o que está a acontecer."

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.