Sábado – Pense por si

Zelensky anuncia detenção de soldados norte-coreanos em Kursk

Presidente da Ucrânia adianta que os prisioneiros estão a receber tratamento médico.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky revelou que foram capturados dois soldados norte-coreanos a lutar pela Rússia na região de Kursk.

De acordo com o governante, os dois soldados ficaram feridos mas sobreviveram e foram transportados para Kiev. Estão agora a comunicar com os serviços secretos ucranianos e a receber assistência médica.

REUTERS/Alina Smutko

"Não foi fácil: as forças russas e outros militares norte-coreanos costumam executar os feridos para apagar qualquer prova do envolvimento da Coreia do Norte na guerra contra a Ucrânia", escreveu Zelensky no X.

Adiantou ainda que será dado acesso aos jornalistas: "O mundo precisa de saber a verdade sobre o que está a acontecer."

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro