Sábado – Pense por si

Trump diz que Draghi devia liderar a Fed

26 de junho de 2019 às 17:58
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Presidente norte-americano disse à Fox Business que "ninguém tinha ouvido falar" de Powell antes de o escolher para a Fed.

O presidente norte-americano,Donald Trump, afirmou, esta quarta-feira, que nomeou Jerome Powell para a liderança da Reserva Federal (Fed), mas agora gostaria de ver no cargo Mario DraghiMario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE).

Numa entrevista àFox Business, Trump, que tem repetido nas últimas semanas as críticas à Fed, banco central norte-americano, reclamando uma descida das taxas de juro, lançou: "Devíamos ter Draghi" em vez de Powell.

Na semana passada, o presidente do BCE afirmou que a instituição pode avançar com estímulos adicionais, nomeadamente mais compras de ativos e cortes adicionais nos juros, se a inflação não recuperar na zona euro.

Na altura, Trump reagiu no Twitter com críticas. "Mario Draghi acaba de anunciar que podem surgir novas medidas para estimular a economia (europeia), o que fez imediatamente cair o euro face ao dólar, dando-lhes uma vantagem injusta na concorrência com os Estados Unidos", escreveu.

Os europeus "fazem isso impunemente há anos, com a China e outros", acrescentou.

Hoje, o Presidente norte-americano disse à Fox Business que "ninguém tinha ouvido falar" de Powell antes de o escolher para a Fed. "É graças a mim que está lá e agora quer mostrar que é duro", afirmou, considerando que "ele não está a fazer um bom trabalho".

Na passada quarta-feira, a Fed deixou as taxas de juro inalteradas, mas assinalou que pode mudar a sua posição se for necessário apoiar o crescimento.

Segundo Trump, com taxas de juros mais baixas, a economia norte-americana estaria a crescer 4% ou 5%.

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?