Sábado – Pense por si

China pediu à Rússia para adiar invasão à Ucrânia até ao fim dos Jogos Olímpicos de Inverno

Diogo Camilo
Diogo Camilo 02 de março de 2022 às 20:12

Cerimónia de encerramento dos Jogos aconteceu a 20 de fevereiro. No dia seguinte, Putin enviava mais tropas para as fronteiras com a Ucrânia e reconhecia a independência de regiões ucranianas. A invasão começou três dias depois, a 24 de fevereiro.

Depois do reconhecimento de independência de duas regiões da Ucrânia, a Rússia decidiu invadir o país por terra, ar e mar com recurso a bombardeamentos e dezenas de milhar de militares. Mas, segundo um relatório de inteligência do Ocidente, a guerra podia ter começado antes. ONew York Timesavança que a China terá pedido a Moscovo para adiar a invasão a Kiev até ao fim dos Jogos Olímpicos de Inverno, que se realizaram em Pequim e terminaram a 20 de fevereiro. As manobras que levariam ao início do conflito aconteceram no dia seguinte, a 21 de fevereiro, com forças russas a entrarem na Ucrânia no dia 24.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.