Sábado – Pense por si

Reino Unido: Plano de Putin para invadir Ucrânia "já começou"

Regime de Moscovo foi acusado de concentrar pelo menos 150 mil soldados nas fronteiras da Ucrânia.

A invasão à Ucrânia está em marcha, acredita um porta-voz do primeiro-ministro britânico Boris Johnson. Numa conferência de imprensa, o porta-voz sugeriu que informações dos serviços secretos revelam essa intenção por parte da Rússia. 

Reuters

"As informações que estamos a analisar sugerem que a Rússia pretende lançar uma invasão e que o plano do presidente Putin já começou", afirmou o porta-voz, citado pela BBC. 

A carregar o vídeo ...

"Estamos a assistir a elementos já vistos da cartilha russa e que esperaríamos ver em certas situações, a desenrolar-se em tempo real", adiantou. 

O Ocidente e a Rússia vivem atualmente um momento de forte tensão, com o regime de Moscovo a ser acusado de concentrar pelo menos 150.000 soldados nas fronteiras da Ucrânia, numa aparente preparação para uma potencial invasão do país vizinho.

Moscovo desmente qualquer intenção bélica e afirma ter retirado parte do contingente da zona.

Nos últimos dias, o clima de tensão agravou-se ainda mais perante o aumento dos confrontos entre o exército da Ucrânia e os separatistas pró-russos no leste do país, na região do Donbass, onde a guerra entre estas duas fações se prolonga desde 2014.

Com Lusa 

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.