Regime de Moscovo foi acusado de concentrar pelo menos 150 mil soldados nas fronteiras da Ucrânia.
A invasão à Ucrânia está em marcha, acredita um porta-voz do primeiro-ministro britânico Boris Johnson. Numa conferência de imprensa, o porta-voz sugeriu que informações dos serviços secretos revelam essa intenção por parte da Rússia.
Reuters
"As informações que estamos a analisar sugerem que a Rússia pretende lançar uma invasão e que o plano do presidente Putin já começou", afirmou o porta-voz, citado pela BBC.
A carregar o vídeo ...
Imagens de satélite mostram mais tropas russas, blindados e movimentações na fronteira com a Ucrânia - sábado
"Estamos a assistir a elementos já vistos da cartilha russa e que esperaríamos ver em certas situações, a desenrolar-se em tempo real", adiantou.
O Ocidente e a Rússia vivem atualmente um momento de forte tensão, com o regime de Moscovo a ser acusado de concentrar pelo menos 150.000 soldados nas fronteiras da Ucrânia, numa aparente preparação para uma potencial invasão do país vizinho.
Moscovo desmente qualquer intenção bélica e afirma ter retirado parte do contingente da zona.
Nos últimos dias, o clima de tensão agravou-se ainda mais perante o aumento dos confrontos entre o exército da Ucrânia e os separatistas pró-russos no leste do país, na região do Donbass, onde a guerra entre estas duas fações se prolonga desde 2014.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."