Sábado – Pense por si

Rei Felipe VI volta a ouvir partidos para formar governo em Espanha

Leonor Riso
Leonor Riso 29 de setembro de 2023 às 16:47
As mais lidas

Audições estão marcadas para 2 e 3 de outubro. Feijóo pede novas eleições, que podem ocorrer caso Sánchez não consiga formar governo.

O rei de Espanha vai voltar a ouvir os partidos nos dias 2 e 3 de outubro. A estas audições, seguir-se-á provavelmente um pedido a Pedro Sánchez, líder do PSOE, para que forme governo.

REUTERS/Jon Nazca

Alberto Núñez Feijóo, a quem o rei tinha pedido para formar governo, não o conseguiu fazer.

Esta sexta-feira Felipe VI recebeu a presidente do Congresso dos Deputados, Francina Armengol, que lhe transmitiu a informação sobre a segunda tentativa de investidura falhada do líder do PP.

Segundo o El País, Alberto Núñez Feijóo irá exigir uma nova ida às urnas, depois de o PP ter sido o partido mais votado nas eleições. Contudo, não conseguiu maioria nem reuniu apoio suficiente de outros partidos para formar governo.

Os socialistas procuram agora o apoio dos partidos independentistas catalães (ERC e Junts per Catalunya), que exigem a amnistia para os detidos devido ao referendo realizado em 2017, e uma nova consulta popular.

Caso Sánchez não consiga formar governo, haverá novas eleições em janeiro.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.