Audições estão marcadas para 2 e 3 de outubro. Feijóo pede novas eleições, que podem ocorrer caso Sánchez não consiga formar governo.
O rei de Espanha vai voltar a ouvir os partidos nos dias 2 e 3 de outubro. A estas audições, seguir-se-á provavelmente um pedido a Pedro Sánchez, líder do PSOE, para que forme governo.
REUTERS/Jon Nazca
Alberto Núñez Feijóo, a quem o rei tinha pedido para formar governo, não o conseguiu fazer.
Esta sexta-feira Felipe VI recebeu a presidente do Congresso dos Deputados, Francina Armengol, que lhe transmitiu a informação sobre a segunda tentativa de investidura falhada do líder do PP.
Segundo o El País, Alberto Núñez Feijóo irá exigir uma nova ida às urnas, depois de o PP ter sido o partido mais votado nas eleições. Contudo, não conseguiu maioria nem reuniu apoio suficiente de outros partidos para formar governo.
Os socialistas procuram agora o apoio dos partidos independentistas catalães (ERC e Junts per Catalunya), que exigem a amnistia para os detidos devido ao referendo realizado em 2017, e uma nova consulta popular.
Caso Sánchez não consiga formar governo, haverá novas eleições em janeiro.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres