Sábado – Pense por si

O Tinder da extrema-direita

Susana Lúcio
Susana Lúcio 30 de setembro de 2023 às 10:00

Um casal criou um site de encontros para pessoas alinhadas com Le Pen. Tem de se indicar a etnia, a nacionalidade e o partido político. Já ultrapassou os 3.500 membros – e há portugueses inscritos.

"Futuro tio ‘racista’ procura futuro com tia ‘racista.’” A descrição tem o tom de um anúncio de secção de classificados de um jornal, mas faz parte de um perfil do mais recente site de encontros francês,Droite au Coeur(direita ao coração, em português). O site foi lançado em junho pelo casal Stéphanie e Stéphane Deniel, com o objetivo de juntar homens e mulheres com “valores patrióticos”. E alguns são portugueses, segundo a fundadora, Stéphanie Deniel. “Até o nosso diretor de marketing é de origem portuguesa”, diz àSÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.