NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O presidente russo, Vladimir Putin, terá sugerido encontrar-se com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Moscovo, na Rússia. A informação está a ser avançada pela Agência France Press (AFP), que cita duas fontes familiarizadas com o telefonema, que aconteceu ontem entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Vladimir Putin.
Vladimir PutinVyacheslav Viktorov/ Roscongress Foundation via AP
"Putin mencionou Moscovo" durante a chamada que aconteceu na segunda-feira, revelou uma das fontes à AFP. Zelensky terá respondido a esta sugestão com um "não", acrescentou.
Donald Trump encontrou-se na segunda-feira com Zelensky e mais sete líderes europeus na Casa Branca, nos EUA. Após as reuniões, o presidente norte-americano confirmou que ligou a Vladimir Putin. "Após a conclusão das reuniões, liguei para o presidente Putin e comecei a organizar uma reunião, em local a ser definido, entre o presidente Putin e o presidente Zelensky", escreveu na sua rede social Truth Social.
Segundo um assessor de Putin, que confirmou também a existência deste telefonema, ambos os líderes falaram durante 40 minutos.
Para já ainda não há uma data confirmada para este encontro, nem um local - apesar de a Suíça já se ter disponibilizado para acolher esta cimeira e oferecer imunidade ao presidente russo. Sabe-se, no entanto, que a ideia seria haver, numa primeira fase, um encontro bilateral entre os dois líderes em conflito, e só numa segunda fase um encontro que envolvesse o próprio Donald Trump. "Após essa reunião, teremos uma reunião trilateral, que seria composta pelos dois presidentes, além de mim."
Apesar de este encontro ainda estar a ser preparado, Zelensky já disse estar aberto para uma reunião com Putin. "Se a Rússia propuser ao presidente dos Estados Unidos um encontro bilateral, veremos o resultado desse encontro bilateral e, então, poderemos ter um encontro trilateral", disse na segunda-feira o líder ucraniano em entrevista aos jornalistas que se encontravam do lado de fora da Casa Branca.
Caso esta reunião de facto se verifique, seria a primeira vez que ambos os líderes envolvidos no conflito se sentariam frente a frente na mesa de negociações, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.
Putin sugere que reunião com Zelensky aconteça em Moscovo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.