NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O presidente da Ucrânia e dos EUA estão esta segunda-feira reúnidos em Washington para discutir o fim da guerra.
O presidente da Ucrânia chegou esta segunda-feira, pelas 18h15 (de Lisboa), à Casa Branca, para se reunir com o homólogo norte-americano, Donald Trump. Para este encontro, Volodomyr Zelensky surgiu de fato - isto depois de em fevereiro o chefe de Estado norte-americano ter criticado a sua indumentária de estilo militar - e foi recebido com um sorriso.
A carregar o vídeo ...
As primeiras imagens: Trump recebe Zelenskyy à porta da Casa Branca
Ainda antes da reunião, os líderes reuniram-se na Sala Oval para uma conferência de imprensa. Na mesma, Zelensky começou por entregar a Trump uma carta da primeira-dama ucraniana Olena Zelenska para Melania Trump. "A minha esposa, a primeira-dama da Ucrânia, entregou esta carta. Não é para si, é para sua esposa", disse. Este momento verificou-se depois de Melania Trump ter entregado uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, a pedir proteção para as crianças ucranianas, revelou fonte oficial da Casa Branca.
Sobre a guerra, o presidente ucraniano afirmou em conferência de imprensa: "Precisamos de parar a guerra e parar a Rússia". E garantiu que a Ucrânia é um "povo forte". A mesma ideia foi partilhada por Donald Trump que garantiu que "vamos ter uma paz sólida". "A Rússia também está cansada desta guerra."
Zelensky aproveitou ainda para agradecer o apoio do presidente norte-americano. Lembrou que a Ucrânia precisa de todo a ajuda dos EUA, incluindo de armas, assim como de uma garantia de segurança.
Ainda relativamente à participação dos EUA nas negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia, Donald Trump referiu que tem recebido vários telefonemas a agradecer os seus esforços e atirou críticas ao ex-presidente, Joe Biden. "Fizemos mais progressos para acabar com esta guerra do que Biden fez em dois anos", criticou ao lembrar que Joe Biden disponibilizava armamento gratuito à Ucrânia.
No final da conferência, Trump avançou que iria ligar a Putin, assim que o encontro entre os líderes europeus e Zelensky terminasse.
Volodymyr Zelensky e Donald Trump estão reunidos desde as 18h15 e às 20h é esperado um encontro entre o presidente ucraniado e os líderes europeus, que também já se encontram na Casa Branca.
Trump e Zelensky reunidos na Casa Branca. "Vamos ter uma paz sólida"
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.