Sábado – Pense por si

Putin assina novo decreto sobre sanções de retaliação para o Ocidente

Sofia Oliveira com Leonor Riso 03 de maio de 2022 às 11:48
As mais lidas

O Kremlin anunciou que pretende retaliar contra as sanções que foram impostas pelo Ocidente e vai proibir a exportação de produtos e matérias-primas para os países que estão contra Moscovo.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um novo decreto com sanções económicas que pretendem responder "às ações hostis de certos estados estrangeiros e organizações internacionais," avançou hoje o Kremlin.

Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin

Segundo a agência Reuters, este novo decreto vai proibir a exportação de certos produtos e matérias-primas russas para países que tenham prejudicado a Rússia a nível económico nos últimos dois meses, desde da invasão da Ucrânia.

O decreto também proíbe transações com algumas empresas estrangeiras que estão incluídas neste novo pacote de retaliação, além de permitir que a Rússia não cumpra a sua parte dos acordos.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.