Em caso de conteúdos de publicidade, influencers e celebridades terão de indicar se a fotografia publicada foi retocada. Medida aprovada pelo Parlamento norueguês prevê coimas ou pena de prisão efetiva.
Ainda não se sabe quando será aplicada, mas o Parlamento norueguês deu luz verde a uma alteração da lei de Marketing, criada há pouco mais de dez anos: qualquer influencer que publique um conteúdo relacionado com publicidade é obrigado a dizer se a fotografia foi retocada e alterada com filtros.
InstagramOmar Marques/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
A votação aconteceu esta semana e contou com 72 votos a favor e 15 votos contra. Em causa está o uso de edição de fotografia para alterar partes do corpo, como aumentar os lábios, retocar os olhos, estreitar a cintura, que não correspondem à realidade.
Esta alteração aplica-se a todas as plataformas de redes sociais: Instagram, Snapchat, Twitter, TikTok e Facebook. Quem imcumprir a nova medida poderá ser punido com coimas ou mesmo com pena de prisão efetiva e, para já, a lei aplica-se apenas a influencers ou celebridades que tenham recebido dinheiro ou bens para criar um determinado conteúdo.
Além de não ser conhecida a data de entrada em vigor desta alteração à lei, o governo da Noruega também ainda não decidiu como será feita a fiscalização nas redes sociais.
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