NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O ex-presidente norte-americano está proibido de utilizar o Facebook e o Instagram durante dois anos. A 7 de janeiro de 2023, a gigante tecnológica volta a avaliar o caso para perceber se ainda existe "risco para a segurança pública".
A conta do ex-presidente dos Estados Unidos foi suspensa pelo Facebook e assim deverá continuar até ao dia 7 de janeiro de 2023. Aliás, Donald Trump não poderá regressar nem ao Facebook, nem ao Instagram. E só voltará daqui a dois anos, avançou esta sexta-feira Nick Clegg, responsável de comunicação daquela rede social, "se as condições assim o permitirem".
O acesso às redes sociais foi barrado a Donald Trump depois da invasão ao Capitólio, que aconteceu no dia 6 de janeiro. Nesta altura, a gigante tecnológica considerou que o antigo presidente norte-americano utilizou as redes sociais para incitar e promover a invasão.
REUTERS/Erin Scott/File Photo
In Response to Oversight Board, Trump Suspended for Two Years; Will Only Be Reinstated if Conditions Permit https://t.co/0n1pWwv9kM
"Tendo em conta a gravidade das circunstâncias que levaram à suspensão do sr. Trump, acreditamos que as suas ações constituíram uma violação grave das nossas regras, que merecem a maior penalidade disponível nos novos protocolos de aplicação. Suspendemos as suas contas por dois anos, a partir da data da suspensão, que foi iniciada a 7 de janeiro deste ano", escreveu a empresa.
O Facebook estabelece vários níveis de penalização para figuras públicas - um mês, seis meses, um ano e dois anos. "O incumprimento após as restrições iniciais estão sujeitas a penalidades mais severas, até e incluindo a eliminação permanente".
Daqui a dois anos, o Facebook volta a avaliar o caso, tendo em conta "fatores externos, incluindo casos de violência, restrições a reuniões pacíficas e outros indicadores de agitação civil". Se a equipa responsável por avaliar estes pontos considerar que existe ainda um "risco para a segurança pública", Donald Trump manter-se-á afastado das redes sociais. "Manteremos a restrição por um determinado período de tempo e continuaremos a reavaliar até que o risco diminua."
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
De qualquer maneira, os humanos, hoje, no século XXI, são já um mero detalhe em cima da Terra. Hoje há bilionários, máquinas e os anexos – os biliões de humanos que por aqui andam.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
Num debate político talvez valesse a pena fazer uma análise de quem tem razão, quem conhece melhor o país, quem apresenta soluções exequíveis no âmbito dos poderes presidenciais, quem fala dos aspectos éticos da política sem ser apenas no plano jurídico.