Investigadores descreveram o armazenamento de armas em capelas de cemitérios, drogas que seriam transportadas por ambulâncias e 24 mil escutas telefónicas.
Um tribunal italiano de alta segurança condenou e sentenciou esta segunda-feira, 20 de novembro, mais de 200 pessoas por crimes de associação criminosa, extorsão e suborno. Este é considerado o maior julgamento da máfia italiana em três décadas.
REUTERS/Yara Nardi
Em julgamento foram apresentadas diversas provas por exemplo do armazenamento de armas em capelas de cemitérios, de drogas que seriam transportadas em ambulâncias e de manipulação de eleições. Além disso foram ainda recolhidas 24 mil escutas telefónicas, as mesmas que viriam a definir o futuro de Giancarlo Pitteli. Com 70 anos, o antigo deputado da Forza Itália foi condenado a 11 anos de prisão, por ter compactuado com o clã Mancuso.
"Estamos muito satisfeitos. Finalmente demonstrámos que havia uma rede de empresários e políticos que faziam negócios com os clãs calabreses", contou ao jornalThe Guardian Nicola Gratteri, que liderou a investigação.
Durante o julgamento, todos os olhares se voltaram para Emanuele Mancuso, que revelou todos os segredos do clã, após lhe ter sido oferecida proteção policial.
A maioria dos arguidos foram detidos em dezembro de 2019. Na altura, os Carabinieri prenderam vários suspeitos, que estariam escondidos embunkers. Na Alemanha, Suíça e Bulgária foram ainda detidos um chefe da polícia, vereadores locais e empresários.
Este foi o resultado de uma longa operação que ocorreu ainda no início de 2016, e que envolveu 2.500 agentes e 11 regiões italianas, entre as quais Vibo Valentia, o coração do clã Mancuso.
Em 2013, um estudo concluiu que a 'Ndrangheta, o ramo da máfia italiana que exerce maioritariamente a sua atividade na região da Calábria, é de longe o grupo mais poderoso de Itália. Consegue ser mais poderoso financeiramente do que o Deutsche Bank e o McDonald’s juntos, cujo volume de negócios anual chega aos 53 mil milhões de euros.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.