Sábado – Pense por si

Jornalista do Wall Street Journal detido na Rússia por suspeita de espionagem

Repórter estava a trabalhar em Moscovo e foi detido por "suspeitas de espionagem por interesses do governo americano".

Os serviços de segurança russos confirmaram, esta quinta-feira, que um repórter do jornal norte-americano The Wall Street Journal, foi detido por suspeitas de espionagem. Evan Gershkovich, que se encontrava a cobrir os conflitos na Rússia e Ucrânia, terá sido detido na cidade de Yekaterinburg.

Redes Sociais / @evangershkovich

De acordo com a informação divulgada pela Interfax, o repórter nascido em 1991 e que estava cediado na delegação de Moscovo, foi preso depois de ter recolhido informações sobre "as atividades do complexo de defesa militar" a mando "do lado norte-americano".

Até ao momento, o The Wall Street Journal  ainda não se pronunciou sobre o caso.

Evan Gershkovich, de acordo coma sua página profissional, também já tinha trabalhado com a agência France-Presse e oThe Moscow Times, tendo ainda feito alguns trabalhos para o The New York Times,The Economist,MIT Technology Review,Foreign PolicyePolitico Europe.

(em atualização)

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.