Sábado – Pense por si

Israel ordena aos civis que abandonem a Cidade de Gaza e refere que os que permanecerem vão ser considerados militantes

Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

Israel tem defendido que trabalha para evitar ferir civil e culpa o Hamas pelas mortes da sua população, afirmando que os seus militantes estão infiltrados em áreas extremamente povoadas e utilizam a população como escudo humano.

O ministro da Defesa de Israel afirmou esta quarta-feira que todos os palestinianos que ainda se encontram na Cidade de Gaza têm agora a “última oportunidade” para a abandonar e que todos aqueles que decidirem não o fazer vão ser considerados militantes do Hamas e enfrentar a “força completa” da ofensiva israelita.  

Civis na Cidade de Gaza enfrentam ordens de evacuação
Civis na Cidade de Gaza enfrentam ordens de evacuação AP Photo/Jehad Alshrafi

“Esta é a última oportunidade para os moradores de Gaza que desejam ir para o sul e deixar os terroristas do Hamas isolados na Cidade de Gaza. Aqueles que permanecerem em Gaza serão considerados terroristas e apoiantes do terrorismo”,

Pelo menos 16 palestinianos foram mortos no enclave nas últimas 24 horas, tendo em conta as informações avançadas pelos hospitais locais, enquanto o Hamas está a avaliar a para acabar com a guerra.  

Israel tem defendido que trabalha para evitar ferir civil e culpa o Hamas pelas mortes da sua população, afirmando que os seus militantes estão infiltrados em áreas extremamente povoadas e utilizam a população como escudo humano. 

Desde o início da incursão terrestre de Israel à Cidade de Gaza, no mês passado, cerca de 400 mil palestinianos fugiram da cidade mais populada do enclave, no entanto apesar da destruição várias são as centenas de milhares de palestinianos que permanecem na cidade por falta de condições para sair ou porque se encontram fracos de mais para fazer a viagem para os campos no sul. 

Artigos Relacionados

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.