Sábado – Pense por si

Rede de burlões desmantelada. Imitavam bancos para roubar

Tomás Guerreiro 22 de dezembro de 2025 às 23:00

Como uma rede de piratas informáticos e de burlões de Gaia enganou e roubou milhares de euros a vários empresários em Portugal. A SÁBADO explica o esquema.

Às 13h50 do dia 25 de janeiro de 2024, o telemóvel de Maria do Carmo vibrou. Do outro lado, uma voz feminina anunciava-se como funcionária do Departamento Anti-Fraude da Caixa Geral de Depósitos. O telefonema portava um aviso: a conta da Vefa Travel Viagens e Turismo, a empresa de Maria do Carmo, era alvo de um ataque informático e precisava de intervenção imediata - e um email enviado pelo banco confirmava a informação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.