Sábado – Pense por si

Israel: Não há registo de portugueses afetados pelo ataque do Hamas

O MNE assegura que está a acompanhar "a situação em permanência", através da Embaixada de Portugal em Telavive, e aconselha todos os portugueses que se encontrem em Israel a "seguirem estritamente as instruções das autoridades locais.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) indicou esta sábado que não há registo de portugueses diretamente afetados pelos ataques do Hamas a Israel, sublinhando que está a "acompanhar a situação em permanência".

REUTERS/Ilan Rosenberg

"De acordo com as informações recolhidas até ao momento, não há portugueses diretamente afetados pelo ataque desta manhã em território israelita. No entanto, 15 turistas que se encontram no país, afastados da zona atingida, contactaram o Gabinete de Emergência Consular para sinalizarem a sua presença no território", refere, em comunicado, o Ministério tutelado por João Gomes Cravinho.

Na mesma nota, o MNE assegura que está a acompanhar "a situação em permanência", através da Embaixada de Portugal em Telavive, e aconselha todos os portugueses que se encontrem em Israel a "seguirem estritamente as instruções das autoridades locais.

O ministro dos Negócios Estrangeiros condenou hoje firmemente o ataque que o grupo islâmico Hamas lançou contra Israel a partir da Faixa de Gaza, durante a madrugada.

"Condenamos firmemente os ataques terroristas lançados contra civis pelo Hamas hoje. Israel tem o direito de se defender", escreveu o chefe da diplomacia portuguesa numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

O grupo islâmico Hamaslançou hoje um ataque surpresacontra o território israelita, sob o nome de operação "Tempestade al-Aqsa", com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta ao ataque surpresa, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que baptizou como "Espadas de Ferro".

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está "em guerra" com o Hamas.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.