Sábado – Pense por si

Israel e Hamas próximos de acordo de cessar-fogo

Detalhes estarão a ser finalizados. Acordo pode levar à libertação de dezenas de reféns e suspender o conflito.

Israel e o grupo terrorista Hamas parecem estar próximos de um acordo de cessar-fogo. Segundo a Associated Press, o acordo pode travar a guerra que dura há 15 meses e levar à libertação de dezenas de reféns.

À agência, duas pessoas envolvidas nas conversações indicaram que o Hamas aceitou um rascunho de acordo. Um responsável israelita diz que os detalhes estão a ser finalizados.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, referiu esta terça-feira que um acordo "está mais próximo que nunca".

Na noite passada, pelo menos 18 pessoas morreram na Faixa de Gaza após ataques de Israel.

Desde o ataque do Hamas a 7 de outubro de 2023, morreram mais de 46 mil palestinianos. O ataque do Hamas matou 1.200 pessoas e fez 250 reféns, sendo que 100 ainda estão em Gaza. Crê-se que um terço estejam mortos.

Ilia Yefimovich/picture-alliance/dpa/AP Images
Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro