Sábado – Pense por si

Europa sob alerta terrorista no Natal e Ano Novo

Na Áustria, Alemanha e Espanha, autoridades aumentaram as medidas de segurança. Guerra Israel-Hamas aumenta risco de radicalização.

Na Áustria, Alemanha e Espanha, as autoridades receberam indicações de que um grupo islamita pretendia cometer ataques terroristas durante as festividades de Ano Novo e Natal.

REUTERS/Thilo Schmuelgen

A notícia foi avançada pelo jornal alemão Bild, depois de, nas últimas semanas, a ministra alemã do Interior Nancy Faeser ter alertado para o aumento da ameaça de violência na Alemanha e noutros locais da Europa face ao risco de radicalização aumentado pela guerra Israel-Hamas.

A polícia austríaca indicou que ia aumentar a segurança em igrejas e mercados de Natal devido ao elevado risco. "Tendo em conta que atores terroristas por toda a Europa estão a defender ataques em eventos cristãos, especialmente ao redor de 24 de dezembro, as autoridades tomaram as correspondentes medidas de segurança em espaços públicos", apontou fonte oficial.

Em Espanha, o Ministério do Interior reforçou as medidas de segurança desde 18 de dezembro, com o nível de alerta antiterrorismo em 4 (risco elevado), como se mantém desde junho de 2015.

Este sábado, a catedral de Colónia, Alemanha, foi encerrada devido a indicações de um possível ataque, que está sob investigação.

Várias pessoas foram ainda detidas em Viena, Áustria, e em Saarland, Alemanha. Segundo o jornal Bild, os detidos são pessoas afiliadas ao grupo terrorista Estado Islâmico da Ásia Central.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.