Sábado – Pense por si

E se Paris fosse bombardeada? O vídeo-choque da Ucrânia

Um deputado ucraniano partilhou um vídeo no twitter em que mostra a capital francesa sob fortes ataques aéreos.

O deputado ucraniano Oleksandr Merezhko partilhou um vídeo no twitter para apelar ao encerramento do espaço aéreo sobre a Ucrânia. Nas imagens, vê-se uma mulher a tirar uma fotografia com a torre Eiffel, em Paris, quando é surpreendida por um bombardeamento.

REUTERS/Benoit Tessier

A torre Eiffel é atingida e, nas imagens, ouvem-se gritos. Na legenda do vídeo, o deputado escreveu: "Também pensámos que nunca poderia acontecer."

Após as imagens, surge a frase: "Pense se isto acontecesse noutra capital europeia."

O vídeo termina com uma citação do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky: "Vamos lutar até ao fim, dando-nos uma oportunidade de viver. Fechem o céu sobre a Ucrânia ou dêem-nos meios aéreos. Se nós cairmos, vocês caem."

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Com Lusa 

Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.