Ibrahim Aqil era procurado pelos Estados Unidos e Ahmed Wahbi supervisionou as operações militares das forças especial de Al Radwan na Faixa de Gaza. Segundo o exército israelita, o ataque ao Líbano resultou ainda na morte de outros 14 comandantes do Hezbollah.
O Hezbollah confirmou na manhã deste sábado (21) que dois dos seus comandantes seniores foram mortos no Líbano, após um ataque israelita contra a capital.
Ahmed Wahbi e Ibrahimm Aqil morreram na passada sexta-feira (20), durante um atentado bombista na capital libanesa de Beirute. Ambos faziam parte da força Al Radwan, uma unidade de elite do Hezbollah liderada por Aqil, confirmou uma fonte próxima da milícia à agência de notícias Reuters.
U.S. State Department/Handout via REUTERS
"Foi dirigido contra o chefe da força Al Radwan, Ibrahim Aqil, que morreu", detalhou a mesma fonte.
Sabe-se que Ibrahim Aqil era procurado pelos Estados Unidos. Já Ahmed Wahbi supervisionou as operações militares das forças especial de Al Radwan durante a guerra na Faixa de Gaza, até ao início deste ano.
"Esses comandantes estiveram envolvidos no planeamento de operações de mísseis antitanque, lançamentos de rockets e na planeada incursão em território israelita", detalhou o principal porta-voz do exército israelita Daniel Hagari, numa conferência de imprensa.
Além destas duas vítimas, o exército israelita confirmou ainda a morte de outros 14 líderes seniores do Hezbollah. O porta-voz do exército israelita havia confirmado, anteriormente, a morte de 10 militantes do grupo xiita libanês.
"Esta eliminação destina-se a proteger os cidadãos de Israel", garantiu o exército numa breve declaração à imprensa.
Segundo o Ministério da Saúde libanês, morreu um total de 31 pessoas, incluindo três crianças e sete mulheres, de acordo com um relatório do governo local. O ministro dos Transportes, alinhado ao Hezbollah, Ali Hamieh, confirmou ainda aos repórteres no local do ataque que pelo menos 23 pessoas estavam desaparecidas.
"Temos retirado mulheres e crianças dos escombros", afirmou Ali Hamieh.
As equipas da defesa civil libanesa procuram agora sobreviventes entre os escombros de dois edifícios que desabaram devido ao bombardeamento. O Ministério libanês terá mobilizado veículos e equipamentos para ajudar as equipas de resgate.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, já havia afirmado na sexta-feira que os objetivos militares de Israel "são claros". As declarações surgiram após o "bombardeamento seletivo" contra a liderança militar do grupo xiita libanês Hezbollah nos arredores de Beirute.
"Os nossos objetivos são claros e as nossas ações falam por si", disse duas horas antes da milícia xiita libanesa ter lançado mais de 100 rockets contra o Norte de Israel.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.